Ensinar para Multiplicar
A formação e capacitação focada na pesquisa e conservação de tartarugas marinhas sob abordagem ecossistêmica

O Caminho Marinho convida estudantes de diversas áreas, como biologia, oceanografia, gestão ambiental, engenharia de pesca e afins; educação física, arte-educador, educação ambiental, comunicação, fotografia e produção audiovisual, para realizarem seu estágio obrigatório (não remunerado) junto as atividades do Caminho Marinho relacionadas à pesquisa e conservação das Tartarugas Marinhas nos Molhes da Barra de Rio Grande e regiões adjacentes.

Através desse programa, os estudantes têm a oportunidade de acompanhar o monitoramento das tartarugas marinhas nos Molhes, monitoramento da captura incidental e desenvolvimento de atividades de educação ambiental, como o programa Ritmo do Mar. (Se você não é estudante ou já é profissional formado, tal vez pôde-se interessar nosso Programa de Voluntariado)

As atividades do estagio obrigatório serão realizadas no municipio de Rio Grande, Rio Grande do Sul, concentrado nos Molhes da Barra, com algumas atividades no municipio de São José do Norte, Rio Grande do Sul. 

OS CANDIDATOS DEVEM APRESENTAR:

  • Conhecimentos básicos na área de ciências biológicas, oceanografia ou áreas afins; o na comunicação, educação ambiental, produção audiovisual ou afins.
  • Fluência na língua portuguesa.
  • Experiência com fotografia técnica (desejável).
  • Sociabilidade e habilidade para trabalhar no mar e conviver bem com outras pessoas neste ambiente.
  • Dedicação e entusiasmo, mesmo diante de longos períodos de trabalho de campo.
  • Comprovante de matricula e vinculo ao programa pedagógico dentro do período de ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO.

(Interessados sem o vinculo podem se inscrever como 'estagio não obrigatório')

DURAÇÃO 

O período mínimo recomendado para os estagiários é de 15 dias, mas como em nossa região as condições climáticas são tão variáveis, consideramos o período de um mês como ideal para que o estagiário possa vivenciar a pleno todas as atividades.

As atividades do estágio incluem:

  • Avistagem de tartarugas marinhas desde ponto fixo (Molhes da Barra)
  • Captura intencional, biometria e marcação de tartarugas marinhas nos Molhes
  • Embarques de avistagem e captura intencional para regiões do estuário da Lagoa dos Patos e molhe leste (São José do Norte)
  • Monitoramento da pesca amadora e artesanal nos Molhes da Barrra de Rio Grande
  • Atividades de educação ambiental, como o programa Ritmo do mar 

ALOJAMENTO E INFRA-ESTRUTURA:

Caminho Marinho oferece o serviço de alojamento no Balneário Cassino (Rio Grande) a sete quadras da praia, que consiste em uma casa simples com quartos, banheiro, sala e cozinha, equipada com máquina de lavar, internet e câmera de vigilância; a organização e alimentação é coletiva entre os estagiários e voluntários para manutenção do bom ambiente de convivência. Roupas de cama e banho são de responsabilidade do voluntário.

O participante não precisa necessariamente aloja-se na base do Caminho Marinho, podendo hospedar-se na rede hoteleira do município, ou ser morador da cidade de Rio Grande ou São José do Norte.

CUSTO DO ALOJAMENTO (no verão: janeiro à março*):

Primeiros 10 dias: 60 Reais a diaria
Mais de 10 dias: 48 Reais a diaria

Inclui três refeições básicas (café da manhã, almoço leve para o desenvolvimento da atividade de campo, e jantar)

*Condições e tarifas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio