Caminho Marinho é uma iniciativa que busca a convivência harmônica entre seres humanos e tartarugas marinhas em um ambiente saudável sob uma abordagem ecossistêmica – um ambiente economicamente viável, ecologicamente sustentável e socialmente justo. Para isso, Caminho Marinho visa a conectividade entre Pesquisa e Extensão e Ensino como método principal para este objetivo, sob nossos três pilares: Pesquisar para Conhecer, Estender para Compartilhar e Ensinar para Multiplicar.

Abordagem Caminho Marinho - Pensar o ambiente de forma ecossistêmica

Nos últimos 20 anos, o equilíbrio entre as múltiplas diversidades, ambiental, econômico e social é um princípio apresentado em todos os níveis de discussão, inclusive em projetos de conservação de fauna ameaçada de extinção.

Nesse caso, projetos que buscam a conservação das tartarugas marinhas não devem desassociar sua relação com o ambiente e sua diversidade ecológica, a sociedade e economia que a entornam, buscando o equilíbrio entre os organismos vivos, o ambiente físico, a sociedade e a economia local. Este é o princípio do Manejo Baseado no Ecossistema (EBM), diretrizes para a formação da abordagem cotidiana do Caminho Marinho.

Esta abordagem integrada de manejo considera o ecossistema como um todo, incluindo os humanos e suas componentes econômicos sociais, com objetivo de manter o ambiente em condições saudáveis, produtivas e resilientes, para prover não apenas um ambiente ecologicamente sustentável, mas também suficientemente saudáveis para prover serviços humanos necessários e imprescindíveis. 

Um dos princípios do EBM é o fomento à pesquisa como caminho à quantificação dessas relações - Pesquisar para conhecer. Entretanto, a pesquisa somente apoiará à conservação quando seus resultados forem compartilhados com todos os envolvidos nessas relações, governantes, organizações do segundo setor, comunidade local e comunidade científica, porque cada um em sua escala são tomadores de decisão - Estender para compartilhar. A possibilidade de envolver capacitação profissional durante este processo é fundamental para a multiplicação desta abordagem na resolução de conflitos ambientais em outras regiões por futuros profissionais - Ensinar para Multiplicar; resumindo a abordagem ecossistêmica nos três pilares Pesquisa, Extensão e Ensino.