Quem somos
Todos somos parte do equipe de Caminho Marinho!
Gustavo Martinez Souza
Gustavo Martinez Souza
Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e mestrado em Oceanografia Biológica (2010) na mesma instituição. Desde 2008, coordena as atividades da Base Científica de Karumbé em Cerro Verde, responsável pela pesquisa de tartarugas marinhas no departamento de Rocha, Uruguai. Atualmente, é aluno de doutorado em Oceanografia Biológica, avaliando a dinâmica populacional da tartaruga-verde no Sul do Brasil e Uruguai. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas, atuando principalmente nos seguintes temas: tartarugas marinhas, ecologia alimentar e educação ambiental.
Pedro Renato Gonçalves Filho
Pedro Renato Gonçalves Filho
Dedicado desde o início de sua graduação a reabilitação dos animais marinhos, estagiando nas principais instituições do Brasil responsáveis por reabilitar pinguins, tartarugas marinhas, lobos marinhos e aves, tanto com despetrolização quando com clínica, atuando juntamente com a equipe brasileira de despetrolização de fauna. Participou da emergência de 150 Pinguins-de-magalhães petrolizados em 2011 no CRAM-FURG. Também tem experiência na área de clínica de pequenos animais, laboratório e aves selvagens, atuando no hospital veterinário da Universidade de Passo Fundo, e como plantonista na Clínica Veterinária do Bosque, ambas em sua cidade natal, Passo Fundo -RS. Tem desenvolvido trabalhos anatômicos com ênfase em angiologia clínica em Pinguins- de- magalhães, principalmente em locais de acesso venoso.
Ricardo Escobar Cancelado
Ricardo Escobar Cancelado
Profissional em Desenho Gráfico, formado pela Universidade Jorge Tadeo Lozano em Bogotá, Colômbia (2000) e Especialista na Comunicação Estratégica da Universidad Sergio Arboleda. Seu foco profissional foi baseado no desenvolvimento de identidade corporativa e de marca, e projetos de comunicação empresarial no nível de novos meios, em tópicos de divulgação e de educação multimídia, web e o desenho de software para o setor da saúde. Preocupado com as questões ambientais, em 2012 participou como voluntário no programa de 'Conservação de Tartarugas Marinhas' em Karumbé, Uruguai, onde conhece e se une à equipe do 'Projeto Caminho Marinho', para trabalhar na área da marca, comunicação e divulgação.
Jefferson Bortolotto
Jefferson Bortolotto
Possui graduação em Ciências Biológicas: ênfase em Gestão Ambiental Marinha e Costeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Desde a sua graduação seu foco de trabalho tem sido a pesca e o pescador artesanal, suas complexas interações e percepções sobre o meio ambiente. Desde 2012 trabalha como coordenador técnico do Projeto Caminho Marinho em Laguna, Santa Catarina, na pesquisa e conservação de tartarugas marinhas. Atualmente está cursando mestrado no PPG Oceanografia Biológica da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com enfoque na caracterização da pesca artesanal que ocorre no sul daquele Estado. Áreas de interesse: pesca artesanal; etnoecologia e tartarugas marinhas.