Voluntariados são experiências que transformam vidas, compartilhar com outras pessoas de diferentes costumes e culturas enriquece o espírito, especialmente quando o objetivo é ajudar aqueles seres que mais precisam.
Como voluntário, no Caminho Marinho terás a oportunidade de trabalhar da mão com uma equipe multidisciplinar de profissionais, bem como de estudantes em formação, para o desenvolvimento de várias pesquisas e estudos sobre as tartarugas marinhas.
As atividades do voluntariado incluem:
- Avistagem de tartarugas marinhas desde ponto fixo (Molhes da Barra)
- Captura intencional, biometria e marcação de tartarugas marinhas nos Molhes
- Embarques de avistagem e captura intencional para regiões do estuário da Lagoa dos Patos e molhe leste (São José do Norte)
- Monitoramento da pesca amadora e artesanal nos Molhes da Barrra de Rio Grande
- Atividades de educação ambiental, como o programa Ritmo do mar
5 razões pelas quais deves ser voluntariado em Caminho Marinho
1. Conheça o sul do Brasil e sua cultura gaúcha
Além do imaginário do Brasil tropical, no sul encontramos o estado do Rio Grande do Sul, cuja cultura e os valores estão enraizados ao gaúcho, onde chimarrões e a música de bandas acompanham extensas praias, desenhadas pela força das 4 estações.
2. Aprende habilidades ou ganha experiência para o seu sucesso profissional
Cada dia como voluntário é uma recíproca transferência de informação, todo esforço é remunerado e a aprendizagem de novas habilidades são realizadas na prática, tanto no mar com as tartarugas quanto na areia dançando e cantando com crianças e turistas.
3. Pessoas e amigos para a vida
Quem você vai conhecer no Caminho Marinho? Pessoas de diferentes partes do mundo, com costumes, vidas e diferentes razões para estar aqui, mas com algo em comum com você: paixão pela vida, paixão por fazer uma mudança em busca de um mundo melhor ... e todos eles vão deixar uma marca em seu coração que vai durar para toda a vida.
4. A experiência de ser voluntario
Caminho Marinho oferece a oportunidade de trabalhar na conservação das tartarugas marinhas e seu ambiente através de várias atividades, tanto aquelas ligadas à investigação científica com as tartarugas, quanto ao relacionamento com as comunidades, impactando nas escolas com crianças com menos oportunidades, jovens em busca de conhecimentos, pescadores e moradores locais. Cada sorriso, cada canção e cada "boom" de tambor é uma ode à vida.
5. Biodiversidade de um ecossistema único
Custodiado por extensas dunas, os Molhes da Barra e seus alrededores são o lar de diversas especies marinhas, mamíferos e aves; vem para ver bem pertinho tartarugas marinhas, leões marinhos, baleias francas, botos e as enormes aves que percorrem no imponente atlântico sul.
ALOJAMENTO E INFRA-ESTRUTURA:
Caminho Marinho oferece o serviço de alojamento no Balneário Cassino (Rio Grande) a sete quadras da praia, que consiste em uma casa simples com quartos e banheiro compartilhados, sala e cozinha; equipada com máquina de lavar e internet; a organização e alimentação é coletiva entre os estagiários e voluntários para manutenção do bom ambiente de convivência. Roupas de cama e banho são de responsabilidade do voluntário.
INVESTIMENTO (março á julho 2018*):
1 semana: 7 dias x 75 Reais a diária (525 Reais)
Mais de 7 dias: 60 Reais a diária
Inclui três refeições básicas, café da manhã, almoço leve para o desenvolvimento da atividade de campo, e jantar. Alimentação e hospedagem oferecidas na base do Caminho Marinho são cortesias aos participantes, não sendo obrigatorio hospedar-se e alimentar-se na base.
*Condições e tarifas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio