Caminho Marinho

Caminho Marinho é uma iniciativa que visa à conexão entre Pesquisa, Extensão e Ensino como o caminho à conservação das tartarugas marinhas e o uso sustentável do ambiente marinho.

Inscrições abertas para Estágio curricular

Na temporada de verão 2019 Caminho Marinho ofrece vagas para participar no programa de estágio para estudantes de diferentes áreas. Venha fazer parte do time!

Os Molhes da Barra, Rio Grande do Sul, Brasil

Na desembocadura da Lagoa dos Patos, estas estruturas rochosas de grande dimensão apresentam um papel fundamental na ecologia de diversas espécies, inclusive tartarugas marinhas

Seja voluntário!
Vem a fazer parte do time, aprende e compartilha com novas pessoas e seja multiplicador para a conservação do meio ambiente marinho.
Saiba mais...
Programas de Estagio
Aprende e participa em projetos de conservação de tartarugas marinhas e desenvolvimento das comunidades locais.
Cadastre-se
Cursos
Conservação de Tartarugas Marinhas
Cursos
Durante o verão 2019 no Sul de Brasil, nossa equipe ditará um novo Curso de Conservação de Tartarugas Marinhas sob uma abordagem ecossistêmica.
Ritmo do Mar
Ritmo do mar
Ritmo do Mar
O Ritmo do Mar busca promover uma intervenção social no verão da Praia do Cassino, baseada em valores culturais, éticos e de sustentabilidade
Seja voluntário
Eco voluntariado Caminho Marinho
Seja voluntário
Gostarias de viver uma experiência de vida compartilhando com tartarugas marinhas? Participa como voluntário e faz parte do equipe de Caminho Marinho.
Estagio
Estagios
Estagio
Nossa área de ensino inclui estagios obrigatorios e não obrigatorios para estudantes de diversas áreas.
Ana Carolina Vanz
Ana Carolina Vanz Rio Grande do Sul, Brasil
"...e tudo se torna mais incrível no momento em que você captura uma tartaruga, ainda mais quando você está no mar, que foi o que aconteceu comigo durante o curso"
Marcelo Cassol
Marcelo Cassol Passo Fundo, RS, Brasil
"O Caminho Marinho me fez respirar ares totalmente diferentes e novos para mim, foi uma experiência inesquecível..."
Yaçanã Luana Wiener
Yaçanã Luana Wiener Joinville, Santa Catarina
"Foi uma experiência incrível poder estagiar e trabalhar no Caminho Marinho, podendo aprender um pouco mais sobre as tartarugas, sobre a vida em baixo d'água e suas muitas riquezas."
Espécies de tartarugas no sul de Brasil

As tradicionais cenas de tartarugas deixando para trás o ninho e caminhando ao mar não ocorrem na região sul do Brasil. Apesar das tartarugas marinhas não desovarem na região sul, a região é uma importante área de desenvolvimento e alimentação para as 5 espécies que ocorrem no Brasil: Tartaruga de Couro, Tartaruga de Pente, Tartaruga Verde, Tartaruga Cabeçuda e Tartaruga Oliva.

Mesmo a tartaruga permanecendo 99% de sua vida no ambiente costeiro, a grande maioria das pessoas não tem conhecimento da presença destes répteis na área costeira, muito menos que podem impactar diretamente em sua conservação. A ingestão de resíduos, em especial os plásticos, utilizados por todos nós, é apontada como uma das principais ameaças às tartarugas marinhas. Além disso, as tartarugas marinhas podem interagir com diversas artes de pesca e, em menor escala, terem sua carne consumida e seu casco comercializado como adorno. 

A tartaruga-verde, devido à abundância, hábito costeiro (alimenta-se de macroalgas, fixadas aos costões rochosos) e resistência a baixas temperaturas, pode ser considerada a espécie mais comum em toda a costa do Brasil. Entretanto, informações de abundância, sobrevivência, migrações locais e sazonais ainda são fragmentadas e escassas, exatamente por isso que é a espécie foco de estudo do Caminho Marinho, tanto no sul de Santa Catarina como no sul do Rio Grande do Sul.

Seguindo as tartarugas

Ano

Capturas

Comprimento Curvilíneo de Carapaça (CCC)